Manhunt 2: Censura, Polêmica e Legado

Relembre a polêmica de Manhunt 2, jogo que desafiou a censura e dividiu opiniões. Explore seu legado e as diferenças entre as versões!

Prepare-se para uma viagem nostálgica e controversa pelo mundo dos games! Vamos revisitar Manhunt 2, um título que marcou época e gerou debates acalorados. Descubra como este jogo ousado desafiou os limites da censura e se tornou um objeto de curiosidade para os fãs.

ÍNDICE

A Ascensão e a Controvérsia da Rockstar Games

Houve um tempo em que a Rockstar lançava mais de dois jogos por década. Uma era de ouro onde títulos como Manhunt 2 surgiram entre sucessos como Vice City Stories e Bully, precedendo GTA 4 e Midnight Club: Los Angeles. A Rockstar, conhecida por suas estratégias de marketing ousadas, sempre flertou com a controvérsia, desde o primeiro Grand Theft Auto.

Manhunt 2: O Estopim da Polêmica

Manhunt 2, um jogo sobre tortura televisionada, onde os jogadores eram recompensados por assassinatos brutais, nasceu para gerar polêmica. Apesar de não alcançar vendas estrondosas, seu status cult só aumentou seu apelo “proibido”, garantindo uma sequência. No entanto, essa sequência enfrentaria muito mais do que simples críticas.

A Censura e Suas Consequências

Após o lançamento do primeiro jogo, jornais culparam Manhunt por um assassinato cometido por um adolescente. Com a ajuda de ativistas anti-jogos, pedidos para limitar as vendas de Manhunt 2 surgiram antes mesmo de seu lançamento. Para apaziguar os órgãos de classificação, a Rockstar teve que censurar significativamente o jogo, atenuando drasticamente as mortes com efeitos visuais psicodélicos.

Estamos cientes de que, em contradição direta com todas as evidências disponíveis, certos indivíduos continuam a ligar o título original de Manhunt ao caso Warren Leblanc. A transcrição do processo judicial deixa bem claro o que realmente aconteceu.

A Rockstar concluiu que submeteria o jogo aos órgãos apropriados e esperava obter uma classificação para maiores de idade. Mas o que aconteceu foi que Manhunt 2 foi severamente censurado.

A Singularidade da Versão para PC

Curiosamente, a versão para PC de Manhunt 2 ocupa uma posição única. É o único lugar onde se pode ver as animações de execução do jogo como foram originalmente concebidas. Fãs documentaram exaustivamente as diferenças, revelando detalhes explícitos sobre as execuções.

A Experiência no PSP

Em contraste, jogar a versão de PSP no Vita oferece uma experiência notavelmente diferente. Os ataques são visivelmente atenuados, com o protagonista Danny Lamb tratando cada arma como se fosse um objeto sem corte. É como se Lamb estivesse atacando seus oponentes com uma espada de espuma gigante – ou seria, se eles não fizessem ruídos guturais terríveis durante a provação.

O Impacto da Censura na Jogabilidade

A discussão online sobre Manhunt 2 frequentemente se concentra em encontrar a versão definitiva, sem cortes. Mas, neste caso, a censura pode ter tido um impacto ainda maior na jogabilidade. A remoção da tela de pontuação no final de cada fase alterou a forma como o jogo era jogado.

A pontuação era uma herança do primeiro jogo e, quando tivemos a oportunidade de fazer edições por causa da classificação, decidimos removê-la, disse Jeronimo Barrera, ex-executivo da Rockstar, à MTV.

Apenas na versão para PC existe um incentivo para se aproximar sorrateiramente dos inimigos enquanto eles se movem, segurando a tecla de ataque o tempo todo. Caso contrário, você está apenas fazendo isso por orgulho profissional ou gratificação repugnante.

Narrativa e Legado: O Que Restou de Manhunt 2?

Apesar de alguns momentos de brilho, a narrativa de horror com dupla personalidade de Manhunt 2 é previsível. A verdade é que a controvérsia não torna um jogo mais interessante, corajoso ou especial. Na verdade, esta é uma sequência notavelmente segura, que não consegue ir além dos limites mecânicos de seu antecessor ou tomar decisões ousadas como um thriller psicológico.

Hoje, o aspecto mais recompensador de Manhunt 2 é que ele foi um dos últimos jogos stealth dedicados feitos por um estúdio de sucesso, pouco antes de Splinter Cell se transformar em um híbrido de ação e a indústria seguir o exemplo. Este simulador de gato e rato de luz e som exigia que você se sentasse nas sombras e esperasse seus inimigos – algo que raramente vemos hoje em dia. É assim que Manhunt 2 é melhor apreciado.

E você, o que achou dessa retrospectiva? Compartilhe sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!

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