Prepare-se para uma revolução nos gráficos dos seus jogos! A Microsoft acaba de anunciar o DirectX Raytracing 12, prometendo ganhos de performance que podem mudar o jogo. Mas será que é tudo o que parece ser? Descubra agora!
ÍNDICE
- DirectX Raytracing 12: A Nova Era dos Gráficos?
- Opacity Micromaps (OMM): A Chave para a Eficiência?
- Shader Execution Reordering (SER): Otimização Inteligente para Mais FPS
- Nvidia Lidera o Caminho com Tecnologias Já Implementadas
- O Futuro do Raytracing e a Competição no Mercado
- Conclusão: O Que Esperar do DirectX Raytracing 12?
DirectX Raytracing 12: A Nova Era dos Gráficos?
A Microsoft surpreende o mundo dos games com o anúncio do DirectX Raytracing 12 na conferência GDC. A promessa? Benefícios de performance que podem transformar a experiência de jogo. No entanto, a nova API revisada parece incorporar tecnologias-chave da Nvidia, levantando questões sobre se realmente se trata de uma solução inédita para otimizar o raytracing.
Opacity Micromaps (OMM): A Chave para a Eficiência?
A Microsoft afirma que o DirectX Raytracing 12 trará aumentos de velocidade de até 2x ou mais. Uma das novidades é o suporte para Opacity Micromaps (OMM), que otimiza a geometria com alpha-testing, proporcionando uma melhoria de até 23x no desempenho em jogos com path tracing. Ao gerenciar dados de opacidade de forma eficiente, o OMM reduz as invocações de shader e aprimora a eficiência da renderização sem comprometer a qualidade visual.
Shader Execution Reordering (SER): Otimização Inteligente para Mais FPS
Outra funcionalidade que promete impulsionar o desempenho é o Shader Execution Reordering (SER). Segundo a Microsoft, essa tecnologia oferece um grande avanço na performance de renderização – até 2x mais rápido em alguns cenários – ao agrupar a execução de shaders de forma inteligente, otimizando a eficiência da GPU, reduzindo a divergência e aumentando os FPS. Isso tornaria os jogos com raytracing mais fluidos e imersivos, pavimentando o caminho para mais títulos com path tracing no futuro.
Nvidia Lidera o Caminho com Tecnologias Já Implementadas
Entretanto, as placas de vídeo Nvidia RTX, pelo menos desde a série RTX 30, já suportam ambas as funcionalidades em hardware. O suporte ao SER foi adicionado com a série RTX 30, enquanto o OMM já estava presente desde a série RTX 20. Em outras palavras, os benefícios de performance anunciados pela Microsoft já existem em grande parte das GPUs Nvidia RTX.
Essa é provavelmente a razão pela qual a Microsoft afirma que a Nvidia se comprometeu com o suporte de drivers em todas as GPUs GeForce RTX, enquanto trabalha ativamente com outros fabricantes de hardware, incluindo AMD, Intel e Qualcomm, para garantir uma ampla adoção. As GPUs RTX já estariam prontas para aproveitar ao máximo o DirectX Raytracing 12.
A Intel indicou que já suporta o SER e adicionará o OMM em hardwares futuros, mas não há informações da AMD. Um slide da Microsoft inclui uma citação da Intel afirmando que a empresa está ansiosa para suportar o SER quando estiver disponível em uma futura versão do Agility SDK, com suporte ao OMM chegando em hardwares futuros.
O Futuro do Raytracing e a Competição no Mercado
É crucial entender as implicações reais dessas alegações de desempenho. Os aumentos de performance do Opacity Micromaps ou do Shader Execution Reordering (SER) provavelmente não aumentarão o desempenho geral do path tracing na proporção alegada, muito menos as taxas de quadros reais. Em vez disso, esses ganhos de performance acelerarão a velocidade dessa parte específica do pipeline de renderização na proporção reivindicada. O restante do tempo necessário para renderizar um quadro não seria afetado, incluindo outros elementos do pipeline de path tracing.
Tudo indica que a Microsoft está adotando o que a Nvidia já implementou com sucesso em seu hardware. Isso faz sentido, já que a Nvidia tem impulsionado o raytracing desde o início, e suas GPUs RTX ainda têm uma clara vantagem de desempenho em raytracing, especialmente em path tracing.
No entanto, uma API DirectX construída em torno do hardware da Nvidia, ou pelo menos seguindo sua liderança, inevitavelmente favorece as GPUs da Nvidia quando se trata de desempenho. E isso não é necessariamente bom para a concorrência no mercado. Em outras palavras, se o DirectX tende a espelhar as especificações de hardware da Nvidia, empresas como a AMD ou a Intel estarão sempre um passo atrás.
Ainda assim, se o raytracing vai se tornar uma realidade – e parece que sim – incorporar requisitos de hardware que aprimoram o desempenho no DirectX é uma boa ideia. A AMD certamente intensificou seu jogo com a série de GPUs Radeon RX 9000. Mas não seria ruim se a Microsoft exigisse mais recursos de hardware para as GPUs de próxima geração da AMD.
Conclusão: O Que Esperar do DirectX Raytracing 12?
O DirectX Raytracing 12 promete otimizar o desempenho dos jogos com raytracing, mas a forte influência das tecnologias da Nvidia levanta questões sobre a competitividade no mercado. Resta aguardar para ver como a AMD e a Intel responderão a essa nova API e como o cenário dos gráficos de jogos evoluirá.
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