Prepare-se para uma revolução nos gráficos dos jogos! A nova API de vetores cooperativos promete otimizar o uso das GPUs, mas será que ela chegará a tempo de transformar a experiência dos gamers?
ÍNDICE
- O que são Vetores Cooperativos?
- CoopVec: A Ponte entre DirectX 12 e os Núcleos Tensores
- AMD, Intel e Nvidia: O Futuro da Renderização em Tempo Real
- Compressão Neural de Texturas: O Segredo para Materiais Altamente Detalhados
- O Desempenho da Compressão Neural Vale a Pena?
- A Visão da AMD sobre Iluminação Neural e CoopVec
- Qualcomm Entrando na Jogada com Snapdragon X
- Nvidia Liderando a Inovação na Renderização em Tempo Real
O FUTURO DOS GRÁFICOS DE JOGOS COM VETORES COOPERATIVOS
A Game Developers Conference (GDC) deste ano em São Francisco foi palco de grandes discussões sobre o futuro da renderização em tempo real, com destaque para a introdução dos vetores cooperativos. Essa nova tecnologia, apresentada pela Microsoft em colaboração com os maiores fabricantes de GPUs, promete otimizar o uso dos núcleos de processamento gráfico, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que seus benefícios se tornem amplamente visíveis nos jogos.
O QUE SÃO VETORES COOPERATIVOS?
Apesar do anúncio inicial, a Microsoft não detalhou completamente o que são os vetores cooperativos, como funcionam e suas aplicações práticas. Felizmente, Shawn Hargreaves, chefe de desenvolvimento do DirectX da Microsoft, apresentou uma visão geral dessa funcionalidade que chegará à API de gráficos. Vale ressaltar que essa novidade também estará disponível no Vulkan.
COOPVEC: A PONTE ENTRE DIRECTX 12 E OS NÚCLEOS TENSORES
Vetores cooperativos, ou CoopVec, é o nome dado a uma API adicional da família DirectX 12 que permitirá aos programadores utilizar diretamente os núcleos de matriz ou tensores das GPUs, sem depender das APIs específicas de cada fabricante. Por exemplo, nas placas GeForce RTX da Nvidia, os Tensor Cores lidam automaticamente com cálculos FP16, mas, caso contrário, é necessário usar CUDA para programá-los. A API DX12 CoopVec resolve essa questão, sendo suportada por AMD, Intel, Nvidia e até mesmo Qualcomm.
É possível argumentar que CoopVec é apenas um conjunto de instruções HLSL (High Level Shader Language) específicas para operações de matriz/vetor, que os núcleos tensores/matriz são projetados para acelerar. No entanto, uma maneira mais interessante de encarar a API é como uma forma de trazer o mundo da inteligência artificial para os shaders.
AMD, INTEL E NVIDIA: O FUTURO DA RENDERIZAÇÃO EM TEMPO REAL
Representantes da Microsoft, AMD, Intel e Nvidia compartilharam suas iniciativas com CoopVec. A Nvidia já apresentou RTX Texture Compression, RTX Neural Materials e RTX Neural Radiance Cache. Hargreaves descreveu os desenvolvimentos atuais como “o fruto mais fácil de alcançar” com CoopVec, mas ressaltou que ainda estamos nos estágios iniciais para explorar todo o potencial da nova API. A ideia geral é usar pequenas redes neurais armazenadas na GPU para aproximar algo que seria muito custoso de se fazer via shader ou dados.
COMPRESSÃO NEURAL DE TEXTURAS: O SEGREDO PARA MATERIAIS ALTAMENTE DETALHADOS
Assim como a Nvidia, a Intel tem trabalhado em seu próprio algoritmo de compressão neural de texturas, baseado em uma tecnologia desenvolvida pela Ubisoft. O sistema da Intel difere um pouco do da Nvidia, mas ambos visam o mesmo resultado: reduzir o uso de memória e a largura de banda necessária para materiais altamente detalhados. Superfícies metálicas arranhadas, erodidas e sujas, por exemplo, são renderizadas usando múltiplas texturas de alta resolução, e o método padrão de compressão nem sempre é perfeito em termos de qualidade visual e taxa de compressão.
A compressão neural funciona melhor em materiais com múltiplas camadas. Tanto a Intel quanto a Nvidia apresentaram demonstrações que exibiam cargas significativas de VRAM. No entanto, há uma pequena queda no desempenho ao usar essa técnica, e ela não é viável para a maioria das texturas. Portanto, se você esperava que a compressão neural de texturas eliminasse a necessidade de muitos gigabytes de VRAM, talvez seja melhor rever suas expectativas.
O DESEMPENHO DA COMPRESSÃO NEURAL VALE A PENA?
A demonstração da compressão neural foi a única apresentação da Intel durante a conferência. Já a AMD abordou um tema diferente: o sistema de iluminação neural usado em sua recente demo Toy Shop. Joe Rozek, representante da AMD, mencionou que CoopVec é suportado apenas nas placas de vídeo Radeon RX 9070 com arquitetura RDNA 4, embora a AMD esteja avaliando a possibilidade de expandir o suporte para modelos mais antigos.
A VISÃO DA AMD SOBRE ILUMINAÇÃO NEURAL E COOPVEC
A AMD apresentou seu sistema de iluminação neural usado na demonstração Toy Shop. Rozek mencionou que CoopVec é atualmente suportado apenas nas placas de vídeo Radeon RX 9070 com arquitetura RDNA 4, embora a AMD esteja avaliando a possibilidade de expandir o suporte para modelos mais antigos.
QUALCOMM ENTRANDO NA JOGADA COM SNAPDRAGON X
A Qualcomm não marcou presença na GDC 2025, mas a Microsoft informou que está trabalhando para suportar a API em seus chips Snapdragon X.
NVIDIA LIDERANDO A INOVAÇÃO NA RENDERIZAÇÃO EM TEMPO REAL
Acredito que CoopVec é uma excelente iniciativa, embora um pouco tardia. Em parte, isso se deve à demora da AMD em adicionar unidades de matriz discretas às suas GPUs para o consumidor. Também me decepcionei com a pouca participação da AMD e da Intel na GDC em comparação com a Nvidia.
Considerando que as GPUs Arc da Intel sempre tiveram núcleos de matriz, seria esperado que a empresa tivesse mais novidades nos bastidores. Talvez tenha, e veremos algo mais abrangente em breve. Pelo menos a AMD tem uma demonstração completa de renderização aprimorada por IA.
Por enquanto, é a Nvidia que está, mais uma vez, definindo o futuro da renderização em tempo real. Os desenvolvedores poderão ter acesso a uma versão preview da API CoopVec da Microsoft em breve, mas o lançamento completo está previsto para o final do ano, no mínimo. Esperemos que a adoção de CoopVec nos jogos seja mais rápida do que foi com o DirectStorage.
Créditos da imagem: Future
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