O sucesso estrondoso de Helldivers 2 no ano passado pode ser atribuído à sua abordagem singular. Em um mercado saturado de microtransações e menus complexos, Helldivers 2 focou na essência: atirar em insetos e destruir robôs com um arsenal diversificado. Um jogo que sabe o que faz e faz muito bem.
ÍNDICE
- O Segredo do Sucesso de Helldivers 2: Foco nos Fundamentos
- A Visão de Pilestedt: Além do Preço e do Timing
- Fundamentos, Estilo e Características: A Tríade do Desenvolvimento de Jogos
- A Metáfora do Carro: Um Jogo para Todos é um Jogo para Ninguém
- Imitação Versus Inspiração: A Lição de Helldivers 2
O Segredo do Sucesso de Helldivers 2: Foco nos Fundamentos
A popularidade de Helldivers 2 surpreendeu a indústria de jogos. Mas qual o segredo por trás desse sucesso? Johan Pilestedt, CCO da Arrowhead Games, compartilhou suas ideias durante uma palestra na GDC, revelando que o foco nos fundamentos é crucial.
A Visão de Pilestedt: Além do Preço e do Timing
Pilestedt discorda da visão de que o sucesso de Helldivers 2 se resume ao preço, à guerra galáctica ou ao timing de lançamento. Ele acredita que transplantar elementos isolados para outros jogos não garante o mesmo resultado. Para ele, a chave está em compreender e priorizar os fundamentos.
Fundamentos, Estilo e Características: A Tríade do Desenvolvimento de Jogos
Pilestedt divide o processo de desenvolvimento em três etapas: fundamentos, estilo e características. Os fundamentos são os valores do estúdio, as fantasias criadas, o público-alvo e a sensação do jogo em sua essência. O estilo é a direção desses elementos brutos em uma experiência coesa. As características, como a guerra galáctica, devem surgir desses dois pilares.
Segundo ele, o erro comum dos estúdios é focar excessivamente nas características antes de definir os fundamentos. A filosofia central de cada estúdio e sua influência no produto final são frequentemente negligenciadas. Os fundamentos são a base para todas as decisões e refletem a mentalidade do estúdio em relação aos jogos.
A Metáfora do Carro: Um Jogo para Todos é um Jogo para Ninguém
Para ilustrar seu ponto, Pilestedt usa a metáfora de um carro. Tentar criar um carro que agrade a todos os públicos resulta em uma aberração. Um carro feito para todos é um carro feito para ninguém. No vasto mercado de jogos, cada jogador pode encontrar um título que atenda às suas necessidades. Não devemos canibalizar nosso público tentando atrair o público de outros, como a Porsche não deveria fabricar um SUV.
Imitação Versus Inspiração: A Lição de Helldivers 2
Pilestedt nos convida a refletir sobre a importância dos fundamentos. Achar que dar a Arlequina um taco que causa 2 de dano a inimigos com escudo se encaixa na fantasia de jogar com super-heróis é um ato de arrogância. É pegar uma característica de um jogo e inseri-la em outro apenas porque funcionou, sem considerar se ela se encaixa nos fundamentos da propriedade intelectual ou na experiência prévia do estúdio.
Helldivers 2 é um exemplo de como combinar elementos de diferentes jogos pode resultar em algo único. Sua fórmula combina o caos de jogos como Star Wars Battlefront com a tática de esquadrão de Arma, tudo envolto em um pacote acessível. A experiência da Arrowhead com o fogo amigo de Magicka e o caos de ragdolling adiciona um toque especial. Mas, como diz Pilestedt, tudo está a serviço do núcleo fundamental.
Em resumo, o sucesso de Helldivers 2 reside na priorização dos fundamentos sobre as características. Uma lição valiosa para a indústria de jogos e para a vida em geral: descubra o que você quer fazer e inspire-se em projetos que compartilham dessa visão, adicionando seu toque pessoal.
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