Acompanhe como a preparação para a COP 30 em Belém impactou a rotina de alunos da rede pública, forçando a adoção do ensino remoto. Entenda as preocupações de pais e os desafios dessa transição.
ÍNDICE
- Ensino Remoto e a COP 30: Uma Mudança Inesperada
- Preocupação dos Pais: Ensino e Aprendizagem em Risco?
- QR Code como Solução Digital: Acesso e Desafios
- Reunião de Pais e o Posicionamento da Seduc
- Seduc Garante Segurança e Avaliação Contínua
- Escola Justo Chermont: Um Olhar sobre o Impacto
Ensino Remoto e a COP 30: Uma Mudança Inesperada
A iminente Conferência do Clima COP 30, que acontecerá em Belém, trouxe consigo uma onda de preparativos que impactaram diretamente a comunidade escolar. A Escola Estadual Justo Chermont, um dos locais que servirá de alojamento durante o evento, precisou se adaptar, implementando o ensino remoto. Essa mudança repentina gerou preocupações e questionamentos por parte de pais e responsáveis, que temem os impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Preocupação dos Pais: Ensino e Aprendizagem em Risco?
Pais de estudantes da Escola Estadual Justo Chermont manifestaram preocupação com a adoção do ensino remoto. A principal queixa é sobre como essa nova modalidade, implementada através de um chat virtual, pode afetar o desenvolvimento educacional dos alunos. A dificuldade de acesso à tecnologia e a falta de interação presencial são pontos críticos levantados pelas famílias.
“A educação digital é excludente porque nem todo mundo tem computador, celular e toda escola está submetida a isso. A gente está inconformado com as crianças sendo submetidas a isso.”
QR Code como Solução Digital: Acesso e Desafios
A escola encontrou uma solução tecnológica para manter o contato com os alunos: a utilização de QR codes. Através deles, os estudantes têm acesso a salas virtuais onde os professores disponibilizam atividades e materiais de estudo. No entanto, essa alternativa não é isenta de desafios, especialmente para alunos com necessidades educacionais específicas e aqueles que enfrentam dificuldades de acesso à internet e dispositivos adequados.
Reunião de Pais e o Posicionamento da Seduc
Em uma reunião realizada com os pais, a direção da escola informou que a previsão de conclusão das obras foi adiada para setembro, apenas dois meses antes da COP 30. Essa mudança no cronograma aumenta a incerteza em relação ao retorno das aulas presenciais. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se manifestou, buscando tranquilizar a comunidade escolar.
Seduc Garante Segurança e Avaliação Contínua
A Seduc esclareceu que a medida de implementar o ensino remoto é temporária e visa garantir a segurança dos estudantes durante a realização das obras. A secretaria informou ainda que realizará avaliações contínuas das condições de segurança da escola, com o objetivo de retomar as atividades presenciais assim que possível, sem prejuízo ao calendário escolar.
Escola Justo Chermont: Um Olhar sobre o Impacto
A Escola Estadual Justo Chermont, localizada no bairro da Pedreira em Belém, atende cerca de 1.100 alunos do ensino fundamental e médio. A adaptação ao ensino remoto representa um desafio significativo para a instituição, que busca alternativas para minimizar os impactos negativos e garantir a continuidade do aprendizado dos seus estudantes em meio aos preparativos para a COP 30.
A transição para o ensino remoto na Escola Estadual Justo Chermont, embora necessária para a realização da COP 30, levanta importantes questões sobre o acesso à educação e a necessidade de adaptação frente a eventos de grande porte. Resta acompanhar os próximos capítulos dessa história e como a comunidade escolar irá superar esses desafios.
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